QUEM SOMOS


CEIIAS, Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde
Organização civil e não governamental, fundada em 1996, com a missão de divulgar conhecimentos de educação em saúde e treinamento multidisciplinar sobre questões e situações de risco que envolvem crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades.
O PROJETO


Não existem vacinas para prevenção da violência online no mundo!
Crianças e adolescentes estão mais online, especialmente durante a pandemia de Coronavírus, e estão mais expostos a todos os tipos de conteúdos de vídeo violentos e perigosos, incluindo exploração e abuso sexual. A eficácia limitada das intervenções de segurança e privacidade pode ser devido à falha em reconhecer a complexidade do desenvolvimento da sexualidade, curiosidade, falta de controle de impulsos, técnicas de aliciamento e persuasão usadas por predadores e as mensagens duplas trocadas por agressores offline e online.

As experiências de vida traumáticas adversas são exponenciais durante a adolescência e manifestam-se não apenas por queixas físicas, mas também por sintomas mentais, psicológicos que são repercussões pós-traumáticas expostas em muitas redes sociais e links digitais. Revelar a violência e o abuso é uma tarefa difícil para o diagnóstico, mas uma vez que o silêncio em torno do ocorrido é quebrado e denunciado, é mais fácil interromper esses fatores de causalidade e intervir prontamente para acabar com a violência.

Uma das principais metas do Projeto é o desenvolvimento e validação de um instrumento de coleta de dados que avalie comportamentos atuais off-line e on-line para identificação da prevalência de todas as formas de violência, ocorrendo com adolescentes de 10 a 18 anos, durante o período de um ano, que servirá não apenas como uma ferramenta clínica para fins de diagnóstico, mas também como um guia para intervenção e encaminhamento, baseado em evidências, conforme necessário.


Qual a relação entre abusos sexuais online e offline na vida real?

Como avaliar a violência e os traumas que acontecem na infância e na adolescência e suas repercussões na vida adulta?

Romper o pacto do silêncio é o primeiro passo para a resolução e prevenção dos riscos à saúde!

Encontre um roteiro de avaliação para esclarecer estas questões e colocar a proteção social na agenda de todos.


PUBLICAÇÕES
Os textos a seguir foram retirados da publicação Fortalecendo a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. Organizadores: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Wiiliams, Ricardo da Costa Padovani, Eliane Aparecida Campanha Araújo, Ana Carina Stelko-Pereira, Gabriela Reyes Ormeño e Evelyn Eisenstein, São Carlos, 2009. Alguns textos foram atualizados em 2022, com autorização dos autores.

Abusos ou maus tratos contra a criança e o adolescente: definições e contextualização
O texto trata das diferenças existentes entre abusos e maus tratos, e os critérios para abuso físico, psicológico, sexual, negligência, abandono e abuso online e como proceder na identificação de cada uma destas ocorrências, em que crianças e adolescentes são vítimas todos os dias.
 
Diagnóstico e tratamento inicial pela equipe de saúde do adolescente: rompendo o silêncio e atendendo a criança e/ou adolescente vítima de abuso sexual
O texto nos apresenta as formas corretas, utilizadas pelos profissionais da área da saúde, desde o primeiro atendimento até a definição do tratamento mais adequado, para cada criança ou adolescente vítima de abuso.
 
Impacto do Abuso ou maus tratos contra criança e o adolescente
Qual o impacto na vida e no desenvolvimento cerebral e mental causado após o abuso ou maus tratos? Como a família e os agentes de saúde podem ajudar?
 
Pistas para a identificação de abusos contra as crianças e adolescentes
Como identificar que crianças ou adolescentes estão sendo vítimas de abusos? O texto retrata os variados tipos de abusos que podem ocorrer e como identificar cada um deles.
 
Sinais e sintomas dos maus tratos contra a criança e o adolescente
Nem sempre os sinais de maus tratos contra a criança e o adolescente são claros, este texto retrata os principais sinais e sintomas que visam auxiliar na identificação desta ocorrência.
 
Fatores de risco e de proteção: modelo ecológico do abuso de crianças e adolescentes
Conhecer os fatores que podem desencadear os maus tratos, contra criança e/ou adolescentes, é o tópico deste texto.
 
Síndrome do bebê sacudido
O que é a Síndrome do Bebê Sacudido (SBS)? Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) ou trauma cerebral abusivo é uma forma de abuso físico que ocorre quando um adulto sacode um bebê, que chora, geralmente, menor de 6 meses a 1 ano de idade.
 
Notificação dos maus tratos:uma estratégia de proteção a crianças e adolescentes
Como proceder e a quem recorrer, quando for necessário notificar maus tratos sofridos por crianças ou adolescentes.
 
Perícias judiciais em ofensa sexual e em violência contra crianças e adolescentes
O texto relata como o processo pericial é realizado após a ocorrência de violência ou ofensa sexual contra crianças e adolescentes.
 
A família como um agente transformador da violência: empregando práticas positivas
A importância da família e as práticas que podem ser inseridas no contexto familiar, para que ocorra uma mudança positiva, antes ou após a ocorrência de algo violento em que a criança ou adolescente tenha sido vitimado.
 
Alguns dados estatísticos brasileiros
Alguns dados estatísticos brasileiros sobre violência e abusos sexuais que acontecem com crianças e adolescentes de diferentes fontes e pesquisas como Tic-Kids-Online-2021, PeNSE-IBGE, Ouvidoria Nacional-Disque 100, FBSB, UNICEF, MS, CHILDHOOD, SAFERNET-Brasil, UNFPA.


OUTROS TEXTOS


Abordagem da violência sexual infantil: um chamado à ação para os profissionais da América Latina
Pediatra, diga não à violência contra crianças e adolescentes: Sinais de alerta, diagnóstico, orientação e proteção
INSPIRE - Sete estratégias para pôr fim à violência contra crianças
Manifesto pela dignidade da infância e em repúdio a ações e omissões da autoridade pública diante de violações de direitos
Hazardous Gaming: Challenges in the Social Media Involving Children and Adolescents
Nota informativa aos tocoginecologistas brasileiros sobre o aborto legal na gestação decorrente de estupro de vulnerável
Leis de proteção social (ECA - LGPD - Código Penal)
Análise Técnica Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes
Cartilha - Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes - Maio Laranja 2022
Cartilha Eu Me Protejo
Guia Pratico de Atualização SemAbusos Mais Saúde - SBP
VÍDEOS


SEGUNDA FASE
CONTATO


Entre em contato conosco abaixo.
Nome:


E-mail:


Assunto:


Mensagem:


Copyright © 2022 Direitos Reservados. Desenvolvido por Felipealves.com