Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde
Publicações
FALA SÉRIO!
perguntas e respostas sobre adolescência e saúde

A adolescência é um período de questionamentos e escolhas. Fala sério! procura responder a esse turbilhão de dúvidas dos jovens por meio de cerca de 200 perguntas e respostas sobre os principais temas presentes no seu dia-a-dia: em casa, na escola, com os amigos, com o(a) namorado(a), sozinho(a) no quarto... A larga experiência das autoras no trabalho com adolescentes, educadores sociais e profissionais de saúde em atendimento clínico, palestras, oficinas e treinamentos foi fundamental para o levantamento das perguntas. Os conceitos que fundamentam o trabalho das autoras são a educação em saúde como busca de bem-estar físico e mental e a metodologia participativa como construção permanente. Escrito em linguagem bem-humorada e franca, os oito capítulos deste livro tratam de questões como: sexualidade, drogas, gravidez, aborto, estresse, aids, DSTs, saúde, alimentação, violência, trabalho, cidadania etc. Fala sério! é dirigido para todos que querem entender o que os adolescentes sentem, perguntam e buscam.
GERAÇÃO DIGITAL
Riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes

Geração digital é um alerta sobre as mudanças nos estilos de vida, nos comportamentos e na saúde de crianças e jovens dos dias de hoje. Mudanças causadas pelo uso, muitas vezes excessivo, de computadores, videogames, internet e celular. Escrito por especialistas em várias áreas, o livro tem como objetivo fornecer uma fonte ampla e confiável de informações sobre o que pode acontecer – e às vezes acontece! – quando crianças e adolescentes entram nesse universo virtual de tão rápida evolução. Descreve situações comuns, positivas ou problemáticas, que ocorrem quando se vive conectado ao computador. O livro foi escrito por profissionais preocupados com os jovens dessa geração, especialistas em diversas áreas da medicina (neurologia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e medicina do trabalho e da ocupacional) e também profissionais da psicologia, nutrição, comunicação, educação e direito. Em textos claros e objetivos, pais, educadores e o público em geral encontrarão informações sobre o mundo digital e, principalmente, sobre a maneira mais saudável de incorporar as novas tecnologias ao dia-a-dia de crianças e adolescentes. Em “Recomendações” traz importantes dicas de como melhorar a comunicação com os adolescentes e investir numa convivência mais saudável. A apresentação é assinada pelo Dr. Michael Rich, da faculdade de Medicina de Harvard, diretor do Centro de Mídia e Saúde da Criança.
Vivendo esse Mundo Digital: Impactos na Saúde, na Educação e nos Comportamentos Sociais

A cada dia passamos mais tempo conectados, seja via computador, celular ou outros dispositivos semelhantes. Qual o impacto desse comportamento em nossas vidas, em nossa saúde e nas relações sociais que estabelecemos? Este livro reúne profissionais de diversos campos de atividades – educação, saúde física e mental, comunicação, direito, entre outros – que buscam responder a essa questão sob diferentes pontos de vista.
Rua Bambina, 124 - Sala 203 - Botafogo - Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2539-0048
<
Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com