Projeto Rosas
De materiais educativos sobre educação em saúde e prevenção de HIV-AIDS, com a Fundação Monterey da Califórnia, em 1996-1999.

Saúde, Vida, Alegria
Kit de materiais educativos para crianças e adolescentes, com o patrocínio da Fundação W. K. Kellogg e em parceria com o CECIP, durante os anos de 1996-1998, com publicação pela ARTMED Editora, em 2000, dos materiais produzidos;

Problemas Nutricionais da Adolescência
Simpósio organizado em 2 de agosto de 1998, e patrocinado pela Nestlé.

Violência e Situações de Risco na Adolescência
Simpósio internacional com a Universidade Estácio de Sá e patrocinado pela Fundação W. T. Grant, projeto número 2146, em 18 de maio de 2001.

Problemas Nutricionais na Adolescência
Treinamento de profissionais de saúde, patrocinado pela Nestlé, Naturativa e Officelab, em 4 de julho de 2002.

Intervenções Clínico-Comportamentais sobre HIV-AIDS em Adolescentes e Jovens em Situações de Risco
Projeto de pesquisa patrocinado pelo Ministério de Saúde, Coordenação de DST-AIDS, e Unesco, 2000-2003.

Urbanização e Uso de Drogas na Adolescência
Estudo multicultural e multicentrico realizado em 9 cidades do mundo e patrocinado pela WHO, Organização Mundial de Saúde (Programme on Substance Abuse and Mental Health).

Em desenvolvimento
Prevenção da Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, treinamento profissional e elaboração de materiais educativos e CD, para divulgação nacional, com o patrocínio da ISPCAN, International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect, 2004-2007.


Publicações

FALA SÉRIO!
perguntas e respostas sobre adolescência e saúde

A adolescência é um período de questionamentos e escolhas. Fala sério! procura responder a esse turbilhão de dúvidas dos jovens por meio de cerca de 200 perguntas e respostas sobre os principais temas presentes no seu dia-a-dia: em casa, na escola, com os amigos, com o(a) namorado(a), sozinho(a) no quarto... A larga experiência das autoras no trabalho com adolescentes, educadores sociais e profissionais de saúde em atendimento clínico, palestras, oficinas e treinamentos foi fundamental para o levantamento das perguntas. Os conceitos que fundamentam o trabalho das autoras são a educação em saúde como busca de bem-estar físico e mental e a metodologia participativa como construção permanente. Escrito em linguagem bem-humorada e franca, os oito capítulos deste livro tratam de questões como: sexualidade, drogas, gravidez, aborto, estresse, aids, DSTs, saúde, alimentação, violência, trabalho, cidadania etc. Fala sério! é dirigido para todos que querem entender o que os adolescentes sentem, perguntam e buscam.

GERAÇÃO DIGITAL
Riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes

Geração digital é um alerta sobre as mudanças nos estilos de vida, nos comportamentos e na saúde de crianças e jovens dos dias de hoje. Mudanças causadas pelo uso, muitas vezes excessivo, de computadores, videogames, internet e celular. Escrito por especialistas em várias áreas, o livro tem como objetivo fornecer uma fonte ampla e confiável de informações sobre o que pode acontecer – e às vezes acontece! – quando crianças e adolescentes entram nesse universo virtual de tão rápida evolução. Descreve situações comuns, positivas ou problemáticas, que ocorrem quando se vive conectado ao computador. O livro foi escrito por profissionais preocupados com os jovens dessa geração, especialistas em diversas áreas da medicina (neurologia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e medicina do trabalho e da ocupacional) e também profissionais da psicologia, nutrição, comunicação, educação e direito. Em textos claros e objetivos, pais, educadores e o público em geral encontrarão informações sobre o mundo digital e, principalmente, sobre a maneira mais saudável de incorporar as novas tecnologias ao dia-a-dia de crianças e adolescentes. Em “Recomendações” traz importantes dicas de como melhorar a comunicação com os adolescentes e investir numa convivência mais saudável. A apresentação é assinada pelo Dr. Michael Rich, da faculdade de Medicina de Harvard, diretor do Centro de Mídia e Saúde da Criança.