INFORMAÇÃO & HIGIENE: DICAS SAUDÁVEIS
Dra. EVELYN EISENSTEIN

1- EVITAR contato com pessoas doentes, gripadas ou com doenças pulmonares, sem necessidade ou manter distância de 1 metro, ou usar máscaras de proteção e luvas, quando necessário!

2- SE você estiver se sentindo mal, TOSSINDO, ESPIRRANDO, FUNGANDO O NARIZ OU COM NARIZ ENTUPIDO, COM OU SEM FEBRE (ou qualquer outro sintoma), TELEFONE para seu médico, em especial, se estiver regressado de alguma viagem na semana anterior. Ou, procure uma unidade de saúde em sua cidade.

3- CUBRA seu nariz e boca, se estiver tossindo ou espirrando, fique de repouso, beba bastante líquidos e hidrate seu corpo e EVITE sair de casa, para não contaminar outras pessoas. Período de quarentena para gripe viral de 1 a 7 dias, do início dos sintomas.

4- EVITE PÂNICO OU STRESS DESNECESSÁRIO. NÃO use aspirina!

5- LAVE suas mãos com freqüência ou USE GEL higienizador a base de álcool. USE lenços de papel descartáveis, embrulhe em jornal e jogue no lixo.

6- EVITE aglomerações públicas e atenção no metro, ônibus, aviões, escritórios sem ventilação. MANTER a limpeza freqüente dos filtros de ar-condicionado. Beber água limpa, filtrada ou mineral.

7- CUIDADO com o uso de objetos contaminados, dinheiro, moedas, portas/maçanetas, banheiros, copos em restaurantes (vetores).

8- Sempre se alimente bem, frutas/sucos de frutas ou chás e diminuir correrias/stress, dormir melhor em quarto ventilado ou arejado.

9- BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS, NÃO HESITE em procurar AJUDA MÉDICA, tão logo for possível, em caso de dúvida ou necessidade.

10- TOME a vacina anti-gripal, MAS AINDA NÃO existe vacina para a gripe viral suína ou mexicana. MANTENHA-SE INFORMADO!