ATENÇÃO: Os arquivos abaixo estão em formato .PDF. Para que você consiga abrir é necessário ter o programa ACROBAT READER, caso não tenha em seu computador, CLIQUE AQUI para executar a instalação.


PRIMEIRA INFÂNCIA: PRIORIDADE PARA O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Este documento, que reúne prioridades de ações dirigidas a crianças de 0 a 6 anos, no município do Rio de Janeiro, foi elaborado por organizações cariocas que compõem a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI)1 . A partir da aprovação do Plano Nacional pela Primeira Infância pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), em dezembro de 2012, a RNPI vem estimulando municípios e estados que elaborem os seus Planos.

clique aqui e leia o artigo na íntegra


CRESCER COM PALMADAS FAZ MAL À SAÚDE!
Evelyn Eisenstein

Crianças e adolescentes estão em fase de crescimento e desenvolvimento corporal, mental, emocional, social e necessitam de apoio e proteção social, uma simples questão de Direitos à Saúde e Vida, mas que se tornou bastante complexa no Brasil de hoje. A violência diária, estrutural e cultural vai sendo banalizada e se tornando um ciclo vicioso entre gerações.

clique aqui e leia o artigo na íntegra


DESAFIOS DE PROTEÇÃO SOCIAL E DIREITOS DE SAÚDE: O ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Evelyn Eisenstein | Thiago Luchesi

Crianças e adolescentes vivem num período intenso de crescimento, desenvolvimento emocional e cognitivo, de maturação cerebral, corporal e sexual, num processo dinâmico e complexo de mudanças que são interdependentes e associadas entre si. Todos precisam de condições nutricionais, ambientais e contextuais favoráveis para realizarem esta transição de maneira saudável até a vida adulta para a plena integração social. Distorções ocasionadas por situações de risco, doenças, traumas, violência e abusos de drogas podem interromper esta trajetória e repercutir para o resto de suas vidas.

clique aqui e leia o artigo na íntegra


TRANSTORNOS DO ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO E SUAS REPERCUSSÕES CLÍNICAS DURANTE A ADOLESCÊNCIA
Dra. EVELYN EISENSTEIN | Dr. EDUARDO JORGE | Dra. LUCIA ABELHA LIMA

Qual a relação que existe entre a repetência escolar e a “bala perdida”? Como viver bem quando o abandono da família faz parte do contexto? Como aprender e lembrar algo sobre a lição da escola, se as regras para a sobrevivência são outras? Como apagar da memória as cenas de abusos vivenciadas em casa e na vizinhança? Como explicar o medo durante uma consulta médica, se “ninguém vai acreditar em mim”, mesmo?

clique aqui e leia o artigo na íntegra


QUEBRANDO O SILÊNCIO SOBRE ABUSO SEXUAL
Dra. EVELYN EISENSTEIN

Abuso sexual pode ser o termo que descreve qualquer ato ou contato sexual de adultos com crianças ou adolescentes, com ou sem o uso de força ou violência, e que pode ocorrer num único ou em vários episódios, de curta ou longa duração. Sempre fica “uma ameaça no ar” ou formas verbalizadas ou não-explícitas de dominação sexual do/a menor, e que envolve “um silêncio” em torno do perpetrador ou da família ou do fato em si. Este trauma se torna um “tabu” , que não é denunciado, e é difícil de ser questionado, avaliado ou interrompido pelo profissional de saúde, que possa suspeitar deste diagnóstico.

clique aqui e leia o artigo na íntegra