Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde
Notícias

Muito diferente das crianças e adolescentes de algumas décadas atrás, atualmente, as crianças e os adolescentes/jovens vivem em dois mundos: aquele que todos nós conhecemos - o mundo real, e o mundo digital.

As crianças e adolescentes estão cada vez mais vulneráveis quando acessam as diversas redes sociais, seja para compartilhar fotos, conversar ou até mesmo marcar encontros (Facebook, Instagram, Snapchat). Na busca pela autonomia e de sua própria identidade, vão enfrentando oportunidades interessantes e surpreendentes que aparecem no uso das tecnologias de informação e comunicação - TICs , mas também perigos e riscos à saúde, à segurança, além de questões éticas, legais e educacionais.

No mundo digital todos vivem conectados, seja pelo computador, tablet ou pelo telefone celular, com linguagem própria e constantes mudanças de comportamento. A internet atravessou fronteiras, dissolveu barreiras culturais, penetrou bloqueios políticos, vaporizou diferenças sociais e cresceu mais rápido e em todas as direções, superando expectativas e certezas tecnológicas num mundo globalizado e cada vez mais conectado.

Computadores nas escolas e universidades, sem treinamento prévio dos professores, podem significar avanço ou perigo à vista, assim como nas lan-houses ou mesmo na sala de qualquer família que nem sabe o que acontece no dia-dia de seus filhos.

Refletindo sobre essas questões, o Centro de Estudos Integrados Criança, Adolescência e Saúde – CEIIAS, em 2007 deu início ao desenvolvimento do Projeto Geração Digital, pesquisa realizada em 2007, com crianças e adolescentes sobre o impacto da tecnologia na vida das crianças, adolescentes e jovens do século 21, que resultou na publicação do livro “Geração Digital - Riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes” em 2008.

Desde então o CEIIAS vem investindo na Rede E.S.S.E. MUNDO DIGITAL, promovendo, com o apoio de diversos profissionais de diferentes áreas de conhecimento, debates e encontros para falar da importância de se ter uma Internet mais segura para as nossas crianças e jovens. 

Acesse o site: www.esseencontro2017.com.br



Rua Bambina, 124 - Sala 203 - Botafogo - Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2539-0048
<
Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com